Honda Fit 1.4 Engasgando e falhando


Honda Fit 1.4 Engasgando e falhando

Honda Fit 1.4 Engasgando e falhando

Honda Fit 1.4 fica engasgando e falhando

Quando parado, o motor funciona normalmente, porém ao andar, engasga nas saídas e quando a rotação do motor está estabilizada em qualquer RPM. Outro sintoma do mesmo problema é a perca de aceleração. O motor começa a cortar a rotação em torno de 5.000 RPM.  

   Ao se acessar com scanner a ECU geralmente apresenta o código P336, que é o protocolo de falha para  o sensor CKP (sensor de rotação). Mesmo com a substituição do sensor …

Continuar Lendo…

Sobre Jay

Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.
Marcado , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

33 Responses to Honda Fit 1.4 Engasgando e falhando

  1. fernando toledo diz:

    Boa noite, tenho um honda fit 2004 aut. Ligo o carro e parece normal até ficar piscando a letra D da marcha, fica oscilando a rotação. Já troquei a bobina…oq faço

  2. janaina diz:

    tenho um fit lxl 1.4aut elle est engasgando ai elle deligar so e acente uma luz aonde fic o carro no painel pode ser vela.

    • Jay diz:

      Boas. Sim, pode ser alguma das velas (8 no total). Porém, é mais comum o problema ocorrer na bobina de ignição. Há varias formas de se diagnosticar o sistema de ignição e injeção, mas o mais indicado é o scanner automotivo. Abraço

  3. Anderson Santiago diz:

    Amigos,boa noite!
    Tenho um new fit 2010 1.4 e quando estou com o ar condicionado ligado e andando em velocidade e preciso parar por causa de um engarrafamento ou pedágio,o carro quase morre,com o giro indo bem baixo e volta.Isso continua acontecendo no anda e para.Saio de primeira marcha e paro e acontece o problema.E só com o ar ligado.Sem ar funciona perfeitamente.Alguém tem alguma dica pra me passar?O carro está com 55.000Km.

    • Jay diz:

      Boas amigo. Muito simples! Faça a limpeza do corpo de borboleta, e após, faça o reset dos parametros auto-adaptativos (com scanner).

    • Marcelo Wellichan diz:

      Anderson, estou exatamente com o mesmo problema que voce. Tenho pesquisado muito sobre o assunto mas ainda nao achei nehuma solucao. Voce conseguiu alguma pista de como solucionar o problema?

  4. marcio diz:

    Tenho um New Fit 2011 e está com o mesmo problema já faz quase 12 meses. Na última revisão de 60 mil falei desse problema e me disseram que podia ser as bobinas ou gasolina ruim mas acredito que não seja a gasolina, pois, outro carro de casa é abastecido no mesmo posto de boa procedência.
    Troquei as 4 bobinas pagando bem caro e não resolveu. Limpei o corpo de borboleta, bicos injetores e nada.
    Levei em outro mecânico que vi o pessoal dizendo em fóruns como mecânico de automóveis Honda, prepara turbo e tals, trocou as velas e a correia de acessórios mas também não adiantou. Disse que teria que trocar as bobinas mas minhas bobinas são novas compradas em concessionária e realmente são novas. O que eu acho é que não tem mão de obra especializada para esse carro nem na própria concessionária. Honda não compro mais, vou para Toyota com esse novo Corolla. Não adianta reclamar porque eles não respondem nem resolvem.

    • Jay diz:

      Boas amigo. Realmente um problemão hein! Pelo que entendi, seu new fit é 1.5, correto? Pois bem, se for o caso, esqueça o sistema de ignição. O problema no motor 1.5 provem do sensor de fase,detonação, e rotação. Nestes motores, ocorrem 2 problemas diferentes:

      1- Sensores de rotação e fase:
      Este é um problema que eu mesmo consegui identificar depois de 2 semanas de testes! O motor do Fit 1.5 sofre de interferencia eletromagnética, assim como os velhos Fiat. A falha acontece porque a malha de blindagem destes sensores é deficiente e não bloqueia a frequencia eletromagnética emitida pelo sistema de ignição do motor. Para diagnosticar ANTES de mexer ou desmontar qualquer componente, basta andar com o carro com o “CAPO ABERTO”. Este procedimento evita a ressonância e acaba minimizando o problema.

      2- sensor de detonação

      Devido a alta taxa de compressão do motor não deixa margem para detonações. E é onde o sensor de detonação entra! Ele controla o avanço do sistema de ignição, adiantando ou atrasando o ponto de centelha. Quando há deficiência na queima do combustível, o sensor pode atrasar o motor demasiadamente, ocasionando a “grilagem” e a sensação de falhação. Neste caso, o diagnóstico pode ser feito da seguinte forma:
      Deixe o tanque esvaziar até o fim da reserva. Abasteça na proporção de 2 pra 1, ou seja, para cada 10 litros de gasolina, adicione 5 de alcool. Não abasteça muito, apenas para o teste.

      • marcio diz:

        O meu é 1.4.
        Engraçado, eu sempre abasteço com álcool ai uns tempos atras comecei a abastecer com gasolina pra ver se esse era o problema e deu uma parada nessas falhas. Ficou uns quinze dias sem engasgar e voltou a engasgar com gasolina também. Me parece mais com a segunda dica que você me passou.
        Além de engasgar o motor também fica fraco.
        Como dito anteriormente, troquei as bobinas e ficou bom um dia e voltou a falhar, troquei as velas, depois limpei o corpo de borboleta e sempre o mesmo sintoma, fica bom um dia e volta a falhar e a ficar fraco o motor. Me parece que quando desligo os cabos da bateria e volto a ligar, fica bom mas como sempre volta a falhar.
        O problema que já gastei um dinheiro razoável e até agora nada que resolvesse. Vou fazer esses testes que você passou.

        • marcio diz:

          Uma coisa que percebi é que quando desligo o cabo da bateria e ligo depois de uns cinco minutos, o carro dá uma boa melhorada, mas depois volta como antes.

  5. Edinilson diz:

    Tenho um fit 1.4 estava falhando e levei em uma oficina de regulagem eletrônica e trocaram uma bobina traseira e. Resolvel o problema vai aí uma dica pra alguém que tiver um problema. Parecido….

  6. Carlos diz:

    Tenho um Fit 1.4 06/07 câmbio manual, e já troquei a bomba de combustível, as velas e continua morrendo do nada ele desliga, passei o rastreador e não encontrou nada.

    • Jay diz:

      Boas amigo. Não há muitos componêntes que possam provocar esse tipo de problema. Vou sita-los para que vc possa testa-los:

      1- Sensores de rotação e fase do motor. A principio descartaremos essa possibilidade já que vc fez o check up com o scanner e não encontrou nenhuma falha;
      2- Bomba de combustível. Também descartamos porque vc já substituiu.
      3- Rele principal e rele da bomba de combustível. São os reles principais de alimentação do sistema de injeção eletrônica.
      4- Cablagem. Geralmente o problema acontece após a lavagem do motor. Os conectores do motor oxidam e os terminais passam a isolar.
      5- Interferência eletromagnética. Causado pelo uso incorreto dos componentes do sistema de ignição, como: velas e bobinas. Este é particularmente difícil de se diagnosticar, mas é possível com o uso de equipamento adequado.

      Verifique estes itens. São os principais responsáveis por este tipo de problema.

  7. eneias diz:

    apos retirar o cabe;ote remontaro motor ele pegava e morria meu filho me disse que sicronismo do/ ponto estava de acordo com o simplo lendo e observando reparei que a corrente de ponto de sicronismo era diferente conclui ,que o motor estava fora sicronismo e o mesmo que fora do ponto.conclui que o sensor de fase estivesse estragado testei e estava com as medidas certas sendo que a corrente perdeu as marcas .arrumei uma usada e remarquei os elos. sicronisei o ponto e monteio de novo ok tudo fucionou corretamente porem jo esta coretamente certo (obrigado)

  8. Horacio diz:

    Alguém sabe dizer se essas bobinas de reposição (não-originais) para o Honda Fit ficam boas?

  9. Ailton diz:

    Tenho um Fit 2005 e de um mês para cá, por duas vezes após desligar ao tentar ligar ele não pegou, mas depois de algum tempo ele voltou a pagar, já levei para o mecânico ele mediu a pressão da bomba de combustível , mas ela esta normal. O que pode ser?

    • Jay diz:

      Boa noite. Peça ao seu mecânico para acessar o módulo através de um scaner e verificar os sinais do sensor de rotação e sensor de fase do comando. São os principais causadores deste sintoma. Abraço

  10. Thiago Lima diz:

    Boa tarde!
    Depois da revisão (de 60000km com ítens de 70000), onde trocaram todas as velas, o carro ficou bom.
    Mas depois de uns 4 meses voltou esse problema.
    Meu filtro de combustível não tinha sido trocado pelo antigo dono com 40000km, e troquei agora com 72000km.
    O problema persiste.
    Li em outros foruns que pode ser sujeira do corpode borboleta e atuador de lenta, que pode ser limpo com aqueles sprays descarbonizantes.
    Eu comprei o Carb & Choque CLEANER da Valvoline (USA).
    Vou limpar conforme algumas dicas que vi e posto uma resposta pra ver se melhorou alguma coisa.

    Abç!!

  11. Flavio diz:

    Olá.
    Tenho um Honda Fit 1.4 2005 aut
    Gosto muito do meu carro mas estou passando por um desanimo
    Meu carro esta falhando quando acelero ele fica enterrompendo como se
    foce estancar mas nao acho que seja problema na parte de alimentação
    tipo ingecao estou com medo que seja problema na caixa
    O que vc acha?
    Por favor me ajude.
    Boa noite.

  12. alessandro diz:

    ola, meu fit começou a dar problema quando paro e desligo ele e depois vou ligar ele ate gira o motor porem não pega depois de algumas horas ou dias ele volta a funcionar oque pode ser

    • Jay diz:

      Boa noite. 3 possibilidades:
      1- Sensor de rotação;
      2- Sensor de fase do comando;
      3- Alarme.

      Com um scanner, vc consegue determinar pelo código de falha. Abraço

  13. Alessandro diz:

    Jay,

    Muito obrigado passei exatamente por esse problema e para ajudar quem por coincidência esteja enfrentando o mesmo problema , segue uma descrição mais detalhada das características:
    1- O motor em baixa rotação não apresenta falha (engasga apenas poucas vezes)
    2- Ao acelerar o motor parece ficar “afogado”falhando de maneira intermitente.
    3- As vezes em baixa rotação com o carro em movimento (quase parado) o motor “apaga”
    4- O aviso de manutenção da injeção eletrônica acende e depois de algum tempo apaga.
    5- No scan do sistema de injeção o diagnóstico é troca do sensor de rotação
    6- Se seu carro está há mais de 30.000 KM com o mesmo conjunto de velas vale a pena trocar isso primeiro. O custo em SP em Jun/2013 foi de R$120 (8 velas da NGK para Fit 1.4 LXL Aut) e R$ 60 de custo de mão de obra.

    Atenção só o custo do sensor de rotação é de R$313,00 e mao de obra sai por volta de R$ 100…
    Então minha sugestao é seguir a recomendação do Jay e trocar as velas e ver se o defeito desaparece.

    Foi exatamente o que aconteceu comigo. Mais uma vez obrigado Jay!

  14. Thiago Lima diz:

    Boa noite.
    Cara, meu carro está exatamente com esse problema, e estou torcendo para que não seja bobina, pois cada uma custa R$438,00 (preço na concessionária).
    A revisão é amanhã (12/05/13), vamos ver…

    Abç!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>